Os canadenses são frios?

Diversas vezes ouvi esse tipo de comentário antes de ir para o Canadá e sempre pensava “tá, mas ainda quero conhecer o Canadá”. Depois de ir pela primeira vez, percebi que não é bem assim.

Female People Hands Blow Cold Girl Blowing

A ideia deste post me veio após assistir um vídeo do canal Mandy e Mais, do Youtube, e eu concordo com uma colocação dela de que a ideia de ‘ser frio’, ‘ser caloroso’ varia entre culturas e, normalmente, a ideia que temos no Brasil é de que o “povo caloroso” é aquele em que as pessoas se conhecem e já se abraçam, conversam sobre família, contam histórias sobre a infância, ou uma ressaca, ou sobre um parente que faleceu, ou um grande problema que tiveram de saúde, vícios, etc.

Os canadenses jamais terão esse tipo de conversa numa primeira vez, eles são reservados e respeitam muito a privacidade de cada um. Então, quando conhecer canadenses, eles podem te perguntar de onde você é, se está estudando no Canadá, coisas que você já vai estar falando para todo mundo rsrs. Com o passar do tempo, uma amizade vai se formando e pode ser que eles te perguntem sobre sua família, objetivos etc.

Mas como saber se já tenho intimidade suficiente?

Bem, use o bom senso. Vá devagar no começo, algumas pessoas são mais sociáveis que outras e vale lembrar que o Canadá recebe muitos imigrantes de outras culturas, então com o tempo você vai perceber quais costumam ser mais abertas e quais são mais fechadas.

Durante meu primeiro intercâmbio, conversei muito com a diretora da escola, ela sempre foi muito prestativa e se comunicava muito com os alunos. Um ano depois, eu consegui voltar e estudar por mais um mês na mesma escola, no meu primeiro dia de volta, ela me deu um abraço super apertado, disse que estava com muita saudade, me convidou para tomar café e tal. Eu fiquei até um pouco sem reação, pois não esperava essa atitude, esse “calor”.

Alguns dias depois, estávamos conversando com outros dois alunos que estavam hospedados em homestays distantes do centro e ela disse que, se precisassem, no final de semana poderiam dormir no sofá dela, se estivesse muito tarde para voltarem para casa (o metrô não funciona 24h. Clique aqui para ler mais sobre o transporte público de Toronto).

Então, isso é mesmo um fator cultural, mas também é individual, e independente da cultura, as pessoas podem ter reações bem diferentes. Algumas podem ser até mais “calorosas” do que os brasileiros. Sim, é possível!

Você já teve contato com outras culturas? Acha que as pessoas foram “frias” ou “calorosas”?

Anúncios

2 comentários sobre “Os canadenses são frios?

  1. Concordo que é relativo, Bruna. Para uma amiga minha norueguesa, por exemplo, os ingleses são um povo relativamente caloroso. Já eu, sendo brasileira, acho os ingleses bem frios! Outro ponto interessante é que, enquanto para os brasileiros ser caloroso que nem a gente é o ideal, para outros povos veem receptividade demais como “abuso”.

    Curtir

    1. Sim, com certeza! A maioria das pessoas que conheci no Canadá, sendo criados lá ou ao menos tendo vivido lá por alguns anos, se sentem “invadidos” quando há muito “calor”. Isso porque muitas pessoas exageram e acabam invadindo a privacidade dos outros.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s