Canadá 2017 – dia 15: a incrível Casa Loma!

No nosso penúltimo dia no Canadá, visitamos um lugar que realmente me encanta e que eu irei sempre que possível, a Casa Loma, em Toronto.

Para quem ainda não foi, apenas digo que vale muito a pena e que é bom separar algumas horas, pois é um passeio longo. Infelizmente – ou felizmente – o percurso do tour estava maior esse ano, o que nos fez gastar mais tempo do que eu planejava, mas eu não queria perder absolutamente nada!

Aliás, quando visitei a Casa Loma pela primeira vez, Toronto estava em pleno inverno, o que fez a visita de 2017 ser muito diferente. Pela primeira vez, pude passear pelos belos jardins, cheios de caminhos e esculturas esculpidas em madeira, ver a garagem aberta e sua conexão com a rua, que forma um espaço calmo e gostoso para se passar o tempo.

Casa Loma, inverno e primavera: Janeiro 2013 x Junho 2017.

E claro que é na primavera e no verão que o melhor de Toronto ganha vida e a Casa Loma não é diferente, com opções de cachorro quente, sorvetes e outras delícias a serem degustadas no pátio ao lado da fonte no jardim e food truck na área externa da garagem.

Para chegar, pegue o metrô na linha amarela até a Dupont Station e caminhe sentido norte (não se preocupe, há várias placas pela rua indicando o caminho!). Primeiramente, você passará pela bilheteria e em seguida, será direcionado à lojinha (gift shop) onde poderá pegar um mapa e seu ‘player’, uma espécie de telefone com tela monocromática que contém os áudios explicativos sobre toda a propriedade, incluindo diversos áudios extras, caso tenha interesse (eu tenho!!) e algumas imagens.

Screen Shot 2018-01-17 at 1.03.32 AM

Como você pode ver no topo da imagem, há também uma casa-museu chamada Spadina Museum que pode ser visitada. Infelizmente, não tivemos tempo.

CASA LOMA

A “casa na colina”, construída entra 1911 e 1914, pertenceu a Sir Henry Mill Pellatt, um dos homens mais ricos e influentes do Canadá, que fez sua fortuna em uma série de grandes investimentos, entre eles, minas e eletricidade, sendo o maior responsável pela construção da hidrelétrica de Niagara Falls, que levou energia elétrica para as ruas de Toronto.

Por toda a casa pode-se ter uma noção do quão rica era a família Pellatt. Nos corredores pode-se ver o piso original em madeira e imagens de algumas das obras de arte que compunham a coleção de Sir. Pellatt, avaliada na época em mais de 1.5 milhões de dólares, hoje cerca de 20 milhões de dólares.

Vários eventos acontecem em áreas alugáveis da casa, inclusive simultaneamente, como o casamento que estava sendo fotografado (imagem 1 abaixo), uma confraternização que aconteceu no Conservatório e outro evento que estava prestes a começar no momento em que a casa foi fechada para os visitantes mais tarde naquele dia. Além disso, a casa também é cenário de diversos filmes, você pode conferir posters de diversos deles no porão, próximo à gift shop.

Jardins:

Alguns dos 98 aposentos:

Algo que eu acho muito divertido é passar pelo túnel até o estábulo, garagem etc. Sir Henry era um homem de muitos talentos, habilidades e excentricidades. Possuía uma coleção de carros, cavalos premiados e, por que não, orquídeas premiadas.

Sir Henry apenas pôde aproveitar a Casa Loma como sua residência durante 11 anos, quando então declarou falência e foi forçado a se mudar. Algumas partes da casa continuaram inacabadas como parte do terceiro andar, a piscina e a pista de boliche e estande de tiro (estes seriam construídos no porão).

Esta casa envolve muita história, tanto da família Pellatt, como da cidade de Toronto em sua formação, e o desenvolvimento de toda a região até a cidade de Niagara Falls.

Este certamente é um passeio que não pode faltar no roteiro de quem vai a Toronto!

Obrigada, e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s